segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cametá é campeão do Parazão 2012 e deixa Remo na fila de espera

 (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)Cametá conquista o título do Campeonato Paraense 2012 (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)
Com um Mangueirão praticamente lotado, Remo e Cametá fizeram uma final digna do Campeonato Paraense. O Remo, que tinha a maioria dos torcedores, chegou a fazer dois a zero, mas o Cametá mostrou sua força e nos 15 minutos finais garantiu o empate, que assegurou o título.
Já o Remo agora vai ter que torcer para que alguma equipe desista de disputar a Série D. Caso contrário, o Leão vai ficar pelo teceiro ano sem calendário. Além de 2012, os remistas já passaram por isso ano passado e em 2009.Com o resultado, o Cametá ficou com a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro. O Mapará entrou para o hall da fama dos campeões do estado do Pará. Antes dele, apenas Remo, Paysandu, Tuna, União Esportivo e Independente haviam conseguido levantar a taça.
A conquista do título também colocou o treinador Sinomar Naves na história do Campeonato Paraense, pois agora ele soma três troféus. Pelo Paysandu (2005), Independente (2011) e Cametá (2012).
Primeiro tempo foi fraco tecnicamente e terminou do jeito que começou
Precisando vencer por dois gols de diferença o Remo até que tentou ir pra cima do Cametá, mas, nos dez primeiros minutos, os azulinos conseguiram apenas um chute de fora da área com o Fábio Oliveira mandando pra longe do gol de Evandro.
Com a vantagem, o Mapará soube segurar a empolgação da torcida e, na metade do primeiro tempo, já havia conseguido tirar a paciência do torcedor remista, que acompanhava vários passes errados dos jogadores.
Por isso, o Leão só veio conseguir incomodar o goleiro cametaense aos 26 minutos, quando Evandro teve que salvar duas tentativas, após contra-ataque puxado por Betinho.
O lance animou os azulinos, que tinham em Cassiano o jogador com maior movimentação. Tanto que aos 35 minutos, o atacante apareceu na área e só não abriu o placar porque chegou atrasado, desperdiçando o cruzamento de Marciano.
Preocupado apenas em se defender, o Cametá passou a cadenciar o jogo para segurar o resultado que lhe interessava. E o Mapará foi para o vestiário com uma mão na taça: 0 a 0.
Na descida, os atacantes Fábio Oliveira e Cassiano deixaram o gramado discutindo bastante, piorando a tensão do lado azulino.
Equipes voltaram com mudanças e jogo ganhou em emoção
O que faltou de emoção no primeiro tempo, sobrou no segundo. No Remo, o treinador Flávio Lopes tirou Cássio e Cassiano para as entradas de Aldivan e Joãozinho. Já no Cametá, o Sinomar Naves tirou Jailson e resolveu apostar na velocidade de Marcelo Maciel.
Mas os planos do comandante cametaense foram pelo ralo logo no primeiro minuto, quando o volante Ricardo Capanema fez falta em Joãozinho, recebendo o segundo amarelo e sendo expulso de jogo.
Antes da cobrança da falta, o zagueiro Diego Barros e o meia Soares se desentenderam dentro da área do Mapará e levaram cartão amarelo. Passada a confusão, Betinho foi para a cobrança e, com maestria, colocou na cabeça de Juan Sosa, que mandou pro gol, abrindo o placar: 1 a 0 Remo, aos 4 minutos.
Não demorou muito e Joãozinho voltou a aparecer novamente. Marciano o deixou na cara do gol, mas o atacante pecou na finalização.
Sem a vantagem, o Mapará foi pra cima e quase empatou. Marcelo Maciel fez grande jogada indivudal pela direita, ficou cara a cara com Adriano, só que chutou por cima do gol azulino.
Na base do quem não faz leva, o Leão respondeu da melhor maneira possível. Joãozinho cruzou da direita e Fábio Oliveira completou dentro da área, marcando seu décimo primeiro gol, se juntando aos atacantes Rafael Paty, do Cametá, e Branco, do Águia, na artilharia.
Enquanto a torcida já fazia festa nas arquibancadas, o Cametá procurava mostrar que não estava morto. Garrinchinha obrigou Adriano a fazer grande defesa, após chute de fora da área.
A esperança cametaense voltou a aparecer quando Fábio Oliveira fez falta na defesa e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso. Com as duas equipes com dez jogadores, Marcelo Maciel fez outra boa jogada pela direita e dessa vez cruzou para Garrinchinha completar pro gol, aos 40 minutos: 2 a 1.
O gol deu moral ao Cametá e tirou o controle dos azulinos. E o que era improvável aconteceu, Marcelo Maciel foi derrubado por Juan Sosa na entrada da área, aos 44 minutos. Ai brilhou a estrela de Soares, que cobrou falta com perfeição, devolvendo a vantagem ao Mapará e calando o Mangueirão: 2 a 2.
Na base do desespero, o Remo ainda tentou chegar ao gol, mas não conseguiu e por pouco não tomou a virada, pois Marcelo Maciel ainda teve outra chance, quando Adriano estava fora da área, Adenísio salvou.
Apesar da oportunidade perdida, o gol não fez falta e o Cametá sagrou-se campeão paraense, pela primeira vez na história .
Ficha técnica de Remo 2 x 2 Cametá
Data: 13/05/2012
Local: 
Estádio Mangueirão
Horário: 17h
Árbitro: Joelson Silva dos Santos
Remo: Adriano; Cássio(Aldivan), Edinho, Diego Barros e Juan Sosa; André, Adenísio, Betinho e Marciano (Jayme); Fábio Oliveira e Cassiano (Joãozinho).
Técnico: Flávio Lopes.
Cametá: Evandro; Pedro Henrique, Romário, Gil Cametá e Souza (Garrinchinha); Júlio César, Ricardo Capanema, Ratinho e Soares; Rafael Paty e Jailson (Marcelo Maciel).
Técnico: Sinomar Naves.
Cartões amarelos: Evandro, Ricardo Capanema, Soares, Romário, Garrinchinha (Cametá); Diego Barros, Betinho, André, Edinho, Fábio Oliveira, Juan Sosa (Remo).
Cartões vermelhos: Ricardo Capanema (Cametá) e Fábio Oliveira (Remo)
Gol: Juan Sosa (cabeça) 1/2T; Fábio Oliveira 25/2T; Garrinchinha 40/2T; Soares 44/2T.
Público Pagante: 29.188
Não Pagantes: 3.450
Público Total: 32.638
Renda: R$ 479.080,00

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes