As oitavas de final da Liga dos Campeões da África começaram a tomar forma após um fim de semana recheado de gols, no qual Espérance, Al Ahly, Zamalek e Mazembe foram alguns dos clubes que garantiram vaga entre os 16 melhores do continente.

O grande jogo

Espérance 3 x 1 Brikama United
Lamine Fawo abriu o marcador para o surpreendente time de Gâmbia com um chute por cobertura aos 30 minutos de jogo, mas o clube campeão africano de 2011 soube impor superioridade em campo e Wajdi Bouazzi empatou apenas dez minutos depois, marcando o seu segundo gol em dois jogos na competição e igualando o placar do jogo de ida. Logo em seguida, ainda antes do intervalo, o jovem Youssef Msakni desempatou em cobrança de falta. A equipe tunisiana poderia ter definido o confronto com mais facilidade, mas Joseph Yannick Ndjeng desperdiçou um pênalti. A torcida da casa só pôde se tranquilizar aos 27 da segunda etapa, quando o terceiro gol foi marcado por Karim Aouadhi, que havia começado a partida no banco. O aurirrubro tunisiano entra como franco favorito para o confronto das oitavas de final contra o Dynamos do Zimbábue. Os jogos serão disputados entre o final de abril e o início de maio.

A surpresa

Sunshine Stars 3 x 0 Recreativo do Libolo
Vice-campeão da última edição da Copa da Confederação, equivalente africana da Liga Europa, o Sunshine Stars havia decepcionado contra o Recreativo de Libolo no jogo de ida do confronto entre as duas equipes pela Liga dos Campeões da África. Na ocasião, o time nigeriano conseguira segurar o empate a até dez minutos do fim, mas tomara três gols da equipe angolana nos momentos decisivos. Mesmo assim, os comandados do treinador Gbenga Ogunote entraram confiantes para a partida de volta em casa e atacaram desde o princípio. Izu Azuka marcou o primeiro, e o capitão Godfrey Oboabona ampliou de pênalti aos 30 minutos, deixando o Sunshine a apenas um gol da classificação. A equipe angolana manteve bravamente o resultado até os 30 da segunda etapa, quando o atacante Dele Olorundare apareceu para marcar de cabeça o gol da vitória, garantindo a vaga pelo saldo qualificado. O Sunshine enfrentará o vencedor do confronto entre URA (Uganda) e Djoliba (Mali).


E o que mais?

Enquanto o Sunshine comemorava, o compatriota Dolphins lamentava a desclassificação. O campeão nigeriano da última temporada foi eliminado também no saldo qualificado pelo Coton Sport, vice-campeão africano de 2008. O time camaronês venceu a segunda partida por 1 a 0 em Garoua com um tento de Jacques Haman, que também havia marcado o importantíssimo gol da derrota por 2 a 1 no jogo fora de casa. Nas oitavas, o Coton terá pela frente o ganês Berekum Chelsea, que eliminou o Raja de Casablanca mesmo perdendo o jogo de volta por 3 a 0, já que havia vencido a partida de ida por 5 a 0.
Por sua vez, o Zamalek garantiu participação nas oitavas graças a Amr Zaki, autor do gol da equipe egípcia na derrota por 2 a 1 diante do Africa Sports da Costa do Marfim. Mesmo com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o time do Egito chegou a ver a classificação mais distante ao levar dois gols de cabeça de Soumaila Belem no segundo tempo da partida de volta. Porém, faltando 20 minutos, Saied Mohamed sofreu um pênalti que Zaki converteu.
Outro egípcio que comemorou a classificação foi o Al Ahly. O rival histórico do Zamalek, com um jogador a mais durante boa parte da partida, derrotou o Ethiopian Coffee por 3 a 0 após ter empatado sem gols a primeira partida. Enquanto o Zamalek enfrentará o marroquino Maghreb de Fes, o Ahly terá pela frente o vencedor do confronto entre o beninense Tonnerre e o malinês Stade Malien. Vale lembrar que os dois times são os maiores vencedores do torneio em toda a história: o Al Ahly foi campeão africano em seis ocasiões, e o Zamalek ganhou a competição cinco vezes.
O tunisiano Étoile Sportive obteve uma difícil vitória sobre o APR de Ruanda após um empate sem gols na partida de ida. Lassad Jaziri foi o herói do campeão africano de 2007, com um gol aos nove minutos e outro já nos descontos da segunda etapa para definir o placar de 3 a 2. O próximo adversário do Étoile será o marfinense AFAD, que passou com facilidade pelo argelino Jeunesse de Bejaia.
Al Hilal e Al Merreikh, ambos do Sudão, avançaram respectivamente às custas do centro-africano DFC8 e do zimbabuano Platinum. O tradicional Hilal vai enfrentar um duro teste na próxima fase contra o ASO da Argélia. Já o Merreikh entra como zebra contra o Mazembe, quatro vezes campeão continental e único africano a já ter decidido a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

De olho nele

Em ótima fase após um ano longe dos gramados por suspensão, Tresor Mputu dá mostras de que o Mazembe vem mais uma vez com força rumo ao título continental. O atacante anotou três gols na vitória por 6 a 0 sobre o Power Dynamos após um empate em 1 a 1 no jogo de ida. Os outros três gols foram marcados por jogadores zambianos: Rainford Kalaba abriu a goleada aos nove minutos, e Dado Singuluma acrescentou mais dois em sequência ainda na primeira etapa. 

O número

3 — As nações que já têm dois times garantidos nas oitavas de final: Tunísia, Sudão e Egito. Os dois clubes de Mali ainda estão na briga, mas tiveram os seus confrontos adiados devido à instabilidade política no país.

O que eles disseram

"Tivemos pouca concentração, mas mostramos personalidade com a reação ao primeiro gol e a classificação à próxima fase." Michel Decastel, técnico do Al Ahly
TABELA DE  JOGOS NO AGREGADO DA SEGUNDA ELIMINATÓRIA: 
Liga Muçulmana 2x3 Dynamos 
Tonnerre Abomey (14/04) Stade Malien 
FC Platinum 2x5 Al-Merreikh 
Power Dynamos 1x7 TP Mazembe 
Aso Chlef 0x0 Vita Club 
* Vita Club desisitiu do jogo de volta, por isso o Aso Chlef ganhou a classificação. 
Horoya AC 1x4 Maghreb Fés 
Bejaia 1x5 AFAD 
Brikama United 2x4 Espérance Tunis 
Dolphins FC 2x2 Cotonsport 
Berekum Chelsea 4x3 Raja Casablanca 
APR FC 2x3 Étoile du Sahel 
Café Ettíope 0x3 Al Haly 
URA FC 0x2 Djoliba 
*A data do jogo de volta segue indefinida 
DFC8 1x8 Al-Hilal Onduram 
Zamalek 2x2 African Sports 
Recreativo Libolo 4x4 Sunshine Stars
CONFIRA COMO FICA OS CONFRONTOS DA 3ª FASE:
Dynamos x Espérance Tunis
(URA vs Djoliba) x Sunshine Stars
Coton Sports x Berekum Chelsea
Maghreb de Fés x Zamalek
(Tonnerre vs Stade Malien) x Al Haly
AFAD x Étoile du Sahel
ASO Chlef x Al-Hilal Onduram
Al-Merreikh x TP Mazembe