Volante que atuou no futebol chinês é destaque da Portuguesa Santista |
Betão, 29 anos, se candidata a potencial líder de um acesso da Portuguesa Santista à Série A3 do Campeonato Paulista. O volante, natural de São Vicente, cidade vizinha, retorna ao País com bagagem de quatro anos na segunda divisão do futebol chinês, onde chegou até a experimentar cobra ensopada, com o desejo de apagar o passado ofuscado. O jogador é um ex-Menino da Vila da geração comandada por Diego e Robinho.
"Fiquei quatro anos na China e passei por três clubes. Voltei para casa, já que sou daqui e joguei por quase dez anos na base do Santos".
"Lá vi comerem carne de cachorro. Mandam comer sempre de tudo porque é bom para a saúde. Uma vez fui jantar, e vi duas coisas estranhas: tartaruga ensopada e testículos de cachorro. Acabei no Mc Donald's. Lá, só experiementei cobra ensopada", completou.
O desconhecido da Santista, que não atingiu o mesmo status de Diego e Robinho, diz não ter tido oportunidades diante de "um meio concorrido" e se submete a realidade bem diferente. Na China, recebia uma média de 8 mil dólares mensais (cerca de R$ 15 mil).
"Não dá para explicar porque não dei certo. Quando subi, em 2002, foi junto mais oito, mas o meio era concorrido, já contava com muita gente boa: Renato, Marcelo Silva, Paulo Almeida, Esquerdinha... Precisa estar no lugar certo e na hora certa", analisou.
Betão nunca chegou a atuar como profissional no clube alvinegro e retorna para preencher uma das vagas para os três jogadores acima dos 23 anos por equipe aceitos pelo regulamento da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.
O volante não descarta voltar à China na reabertura da janela de transferências, no meio do ano, e diz não se iludir com um possível retorno ao Santos. O foco é aparecer para um clube de média expressão no País.
10 importado
Para coordenar o meio, a Portuguesa conta com Guto, 22 anos, que retorna do futebol italiano. O meio-campista, apesar de ser destro, diz ter estilo similar ao do meia Paulo Henrique Ganso.
"Fiz boa campanha pelo Serrano, no Campeonato Baiano, e segui para o Catanzaro, time de uma espécie de terceira divisão. Tive que retornar por problemas externos. Dou um passo para trás, para tentar dar dois na frente. Meu estilo, guardadas as devidas proporções, é como o do Ganso", disse.
O jogador, no entanto, dificilmente poderá atuar na estreia da competição devido a problemas com a sua documentação. Guto e Betão treinaram na equipe reserva no treino da última sexta-feira.
0 comentários:
Postar um comentário